RELATÓRIOS DAS TPS TRABALHADAS










Relatório da TP2

No TP2, que trata da Análise Linguística e Análise Literária fora estudado então (Gramática: Seus Vários Sentidos, A Frase e Sua Organização, A Arte: Formas e Função e Linguagem Figurada). Uma das discussões mais eloquente foi a questão da gramática interna porque até então a maioria dos cursistas não haviam ouvido falar sobre ela, e a descoberta de sua existência gerou um certo desconforto e vários pontos de interrogação no que diz respeito ao fato de considerar ou não a forma como os alunos falam ou escrevem determinadas palavras.... se deve ou não ser levado em conta.
Estas dúvidas instigaram uma pesquisa mais profunda sobre o assunto e apimentou a discussão no grupo, pois todos até então só levavam em conta a gramática normativa.
Quanto a Frase e sua organização, percebi que não houve muita mudança no que estão acostumados a trabalhar, mas estudamos as várias formas lingüísticas de estruturar o texto das mais simples às mais complexas para que possamos compreender e usar essas estruturas com os alunos. As atividades propostas no Avançando na Prática foram muito comentadas.
Fora trabalhado também as várias formas de artes que nos cercam, não somente o belo mas também suas formas e funções, quais sua importância no nosso dia á dia e como caracterizá – la. Bem como a Linguagem Figurada que geralmente é vista através do prisma literário através das figuras de linguagem.

Todas as oficinas foram trabalhadas através do Power point elaborados pelos cursistas e apresentadas em datashow e mediada por mim com algumas complementações e, vale lembrar em tempo que todo o material produzido nos grupos eram repassados para os demais para serem aplicados em sala..

0 comentários:

Postar um comentário