RELATÓRIO DA TP5


Ao observar que a metodologia utilizada nas oficinas anteriores estava tornando – se cansativa e menos atraente, resolvi mudá–la. No primeiro momento, desenvolvi com os cursistas uma atividade que para muitos era novidade, e brincamos muito com as palavras e as imagens. No segundo momento, pensei em fazer a oficina em forma de seminários; Fiz a proposta e que foi prontamente aceita.
Propus então que em duplas ou em trios de acordo com o número de cursistas os mesmos estudassem e preparassem teoricamente as unidades do Tp5 -Estilo, Coerência e Coesão- (Estilística, Coerência Textual, Coesão Textual, Relações lógicas no texto), para expor aos demais grupos e propondo uma nova forma de aplicação dos Avançando na Prática e assim provocar a discussão das mesmas.
Minha surpresa maior foi o rendimento desta proposta, pois partimos para os trabalhos jogando os estudos em Power paint para serem apresentadas em datashow, e percebi que uma grande maioria não dominava as TICs e demonstravam medo de aproximarem da máquina; Ensinei os primeiros passos e deixei que eles dessem asas a suas imaginações.
Os primeiros slides produzidos ficaram muito interessantes, porque os cursistas usaram todos os recursos possíveis e cabíveis e se divertiam a cada um que movimentava de forma inesperada.
Aprenderam também fazer busca na internet usando – a como ferramenta na utilização de recursos, principalmente no Google as imagens para colocarem em seus slides e então passaram para a produção das atividades da TP.
A troca de experiências a cada encontro tornava - se o carro chefe do Gestar, pois todos queriam apresentar o que tinham desenvolvido com seus alunos, pontos positivos e negativos das atividades, e tudo o mais.
Desta forma, os cursistas mostraram – se motivados com as atividades e solicitaram que as demais fossem trabalhadas da mesma forma, isto é, todos trabalhando todas as oficinas não só impares ou pares.

0 comentários:

Postar um comentário