RELATÓRIO DA TP4


O Tp4 foi realizada dentro do previsto. Nesta oficina comecei com o filme Narradores de Javé; Fiz alguns informes sobre a ficha técnica do filme e levantei alguns conhecimentos prévios sobre o titulo e começamos a assistí-lo, numa descontração total ouvia – se muitos risos durante a exibição do mesmo, e logo depois uma boa discussão.
Apresentei a seguinte proposta para a análise do filme: O que significa fazer o “papel de escriba”? Qual o papel do escriba naquela comunidade? Analise dos traços de oralidade daquela comunidade. Analise do processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba. Qual a relação entre oralidade e escrita? Analise das práticas de letramento daquela comunidade. Como o cursista percebeu a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme? Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, ele exerce o papel de escriba. Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
Uma das situações que chamou a atenção de todo o grupo foram as colocações feitas de que os seus alunos não lêem, e que quando lêem não compreendem o texto. Começamos a relatar os nossos Avançando na Pratica... Os mais escolhidos foram, a ordenação dos parágrafos, Admirável mundo Louco e o diário... Tivemos uma ótima troca de experiências neste momento, cada professor falou como havia aplicado a atividade na sala e como foi o aproveitamento dos alunos...
Quando todos analisaram as atividades do avançando na prática dentro da sala de aula perceberam a necessidade da leitura como processo básico da produção, O ler, o interpretar, o compreender e o produzir tem que ser um exercício diário na sala de aula por todos e isso faz com que outras disciplinas percebam que não só o professor de língua portuguesa deverá ensinar o letramento.
Por tratar dos Processos de leitura e escrita, por ser uma ação que faz parte do nosso cotidiano, percebi que muitos cursistas apresentaram certa dificuldade para compreender a questão do letramento então, foi sugerida a leitura do texto “Por que meu aluno não lê?” para uma nova discussão acerca do assunto por ora trabalhado.
Uma das atividades que mais fora comentada foi a confecção de convites para as festas, pois, envolvera todos os alunos e, principalmente porque houve a valorização do conhecimento prévio. Encerramos as oficinas com avaliação das atividades desenvolvidas e estudadas como, por exemplo: Considere seus conhecimentos experenciais e o estudo realizado da TP4, Unidades 14 e 15 e faça um relato sobre:
1. Você tem trabalhado com o letramento com seus alunos? Dê que forma?
2. Quais são ainda as suas dificuldades para trabalhar com a leitura e a escrita em sala de aula de forma significativa para os alunos?

0 comentários:

Postar um comentário